domingo, janeiro 13, 2008

O Novo Rei da Escócia

Eu tenho um novo ídolo. Um novo queridinho. Um novo amor cinematográfico. Eu já tinha ficado impressionada com ele em O Último Rei da Escócia, depois vi mais alguma coisa que eu não me lembro, onde ele fazia um papel menor, e agora, depois de ver Atonement (Desejo e Reparação), rendo-me!
É James McAvoy, 29 anos, nascido em Glasgow, Escócia. Ele vem sendo indicado e premiado repetidamente desde 2005 na Inglaterra, Cannes e Estados Unidos. É indicado este ano para o Globo de Ouro -- melhor ator em filme dramático por Atonement -- e provavelmente o será para o Oscar.
Depois deste filme, estou convencida de que o mundo ganhou MESMO um grande ator. Ele não tem uma carinha bonita, está longe do padrão de beleza estabelecido, mas assim como Harrison Ford, Patrick Dempsey e mais alguns, tem cara de homem. Não se sabe se ele é bonito ou só irresistível. Parece um bom moço mas é extremamente sexy. Parece um escocês azedo mas transborda charme. Parece um menino branquela, mas uma metamorfose mágica acontece assim que se movimenta.
Na cena da bliblioteca com Keira Knightley, ele provoca um silêncio mortal no cinema lotado, que pode ser traduzido como um grande suspiro coletivo, abafado ninguém notar.
Pois então, senhoras e senhores, não percam um só gesto de James McAvoy. Vale a pena!

Fora isso, Atonement é um filme belíssimo, com uma história surpreendente, sensível, que me levou a lágrimas sem fim e silêncio pós-filme. A trilha é genial, os atores irrepreensíveis (sem falar num casting farto em figuras ultra fotografáveis), figurino e reconstituição de época perfeitos, cenário excelente, e um filmaking impecável. Cinemão com cara de filme francês só que com tudo na dose exata. O filme foi indicado a 7 Globos de Ouro e tem mais 5 prêmios e 22 indicações around the world.
Direção de Joe Wright, com Vanessa Redgrave, Keira Knightley, James McAvoy e uma garota incrível - Saoirse Ronan.

**Os últimos dois filmes que me deixaram com inveja de roteirista:
Read my Lips (sur mès levres), com o genial feio-sujinho-cool: Vincent Cassel
A Guide to Recognizing Your Saints (Santos e Demônios), com mais um ator genial: Shia LaBeouf - de Transformers, Indiana Jones IV e Disturbia.

Atenção: Toda esta intelectualidade cinematográfica se auto-destruirá em cinco segundos.
5
4
3
2
BOOM!

5 comentários:

Alice Salles disse...

Nossa!
To sentada aqui pensando em como falar menos a respeito desse post do que gostaria...

PRIMEIRO:
Escocês sujinho é comigol mesmo! Com cara de HOMEM, jeito de HOMEM e coração de escocês com SAIA! (sim, meu amooooooorrrêee é tooodinho da escócia, o problema é que ele nasceu nos EUA, mas isso é só detalhe pq ele é tão escocês que até os collies vem correndo na direção dele por onde passa)

SEGUNDO:
No dia que fui assistir Atonement foi so alegria! Ganhei o ingresso de graça, assisti o filme com uma puta amiga maravilhosa, fiquei muda, triste e devastada após o filme e de cara ganhei um IRLANDÊS pracompletar o dia, dei de cara com o Colin Farrel na banca de jornal!

TERCEIRO:
o James McAvoy é a CARA do Gerard Butler que É escocês TAMBIEN....podiamser irmãos! E podiam passar lá em casa também ha ha (piada infame)

QUARTO:
Vou parar por aqui por que eu estou bancando a idiota!!!
hahaha

Mas realmente.... Atonement é FILMAÇO....

Anônimo disse...

laice,
eu quis ficar muda depois do filme, mas nao tive como. Isso eh peeeeeeessimo.
(pensei q so eu imaginasse o menino de quilt. Ui ui ui!)

Me

Edson Perin disse...

O filme é belíssimo. Mais uma vez uma história de amor não realizado que nos deixa arrasados...e o James McAvoy é mesmo muito bom...a Keira Knightley tem um dos rostos mais bonitos do cinema, mas como é magra...parece um menino, nem peito tem. Agora...ver bons atores em cena é muito bom e a Vanessa Redgrave nos poucos minutos em cena põe todos no bolso, ela é grande.

Anônimo disse...

LEMBREI!

O outro filme que eu vi com o McAvoy foi Macbeth, onde ele faz o Chef de cuisine Joe Macbeth e está incrível!

Me

Fernanda S. disse...

Eu o vi em O último Rei da Escócia.. o cara é genial mesmo! Não dava um centavo pra ele...
Agora este outro filme, ainda não vi.. já está anotadíssimo!
Beijocas