domingo, maio 11, 2008

Dia das Mães ausentes

"Eu me amo porque você me amou antes.
Feliz Dia das Mães!"

Eu me arrisquei a entrar mais cedo no Post Secret, e por algum milagre ele já estava no ar.
Pra quem não sabe, Postsecret.com é o site de um homem - Frank Warren - que ensinou o mundo a compartilhar seus segredos. O site dele vem ajudando muita gente a tirar um grande fardo das costas, e até a evitar o suicídio. É incrível como o simples fato de colocar o segredo para fora, mesmo sendo anonimamente, exorcisa um monstro que pode até matar.
A edição deste domingo, como não poderia deixar de ser é "Mother's Day Secrets". Aguns são tristes, outros não. Mas estes três me bateram fundo.

"Eu queria poder me matar e ninguém ficar triste.
Minha mãe encontrou este segredo e me confrontou. Um ano depois, eu posso dizer:
NÃO MAIS. (obrigada Mãe, por salvar a minha vida)"



"Querida depressão... por favor devolva minha mãe para o dia das mães."

Lendo esse pedido de alguém que parece ter letrinha de criança, eu fiquei passada. De alguns anos para cá, eu tenho conhecido cada vez mais mulheres depressivas. Cada vez mais eu vejo pessoas que eram felizes e ativas, deitadas numa cama, ou sentadas chorando. Hoje eu pensei nos filhos delas.
Eu sei que depressão é uma doença que ninguém escolhe. Mas ai...será que é só isso? Será que a gente não permite que esta doença se aproxime, tanto permitindo a permanência da tristeza que vem antes dela, quanto protelando um tratamento, achando que sai sozinha do buraco, achando que que é inatingível e super-poderosa, ou que até seria bom um pouquinho de atenção da família....Será?
Então hoje, que é dia das mães, eu quero pedir pra estas mulheres que estão deixando que a depressão seja mais forte do que a vida, para que olhem para seus filhos. Pensa no que passa pela cabeça de uma criança que cresce vendo a própria mãe triste, chorosa, infeliz, caída. Tenta entrar na cabeça dos seus filhos e imaginar o que eles pensam que a vida adulta vai trazer para eles. E hoje...só hoje, da um jeito de vencer essa dor. Pensa que essas pessoas que você colocou no mundo, dependem de você. Ah...não são mais crianças? Mas ainda dependem emocionalmente de você, como todos nós de certa forma ainda dependemos das nossas mães. Pensa no que você está perdendo enquanto chora.

Lendo os outros cartões, quem sabe você se dá conta de que só você pode salvar seus filhos, que eles são o que são porque você fez por eles, que o amor que eles receberam e recebem de você, dá forças para que eles permaneçam vivos.
É pela ordem natural das coisas que eles precisam mais de você do que você deles; por isso você, como o centro da vida do mundo, precisa ser forte. Não é fácil não...eu sei...eu já estive lá.
Por eles, pelos seus filhos, ou pelos seus pais, ou pelo homem que te ama, levanta. Se arruma. Faz o dia valer a pena. E amanhã começa a mudar a vida.

Você não quer que as pessoas que te amam desistam de você; então, não desista também.

Feliz Dia das Mães



Um comentário:

3 birds, 4 dogs, 2 kids, 3 turtles, 1 love and me. disse...

Para MÊÊÊÊ!!!!
Tive a enorme sensação de estar no TPM, quando não te conhecia e parecia descrever meus sentimentos.
Depressão é foda demais!!!
Eu to fugindo...fugindo...mas ela quer me pegar.
Não vou deixar!!!
Beijooo