quinta-feira, fevereiro 15, 2007

_vida me leva...

O tempo passa, o tempo passa, e as pessoas aparecem na minha frente de tempos em tempos para fazer a mesma pergunta: qual é o seu maior sonho? Qual é o seu objetivo na vida?
Ai! Que invasão de privacidade...que coisa desagradável.
Eu não sei pensar nisso. Não aprendi, não nasci com o gene de quem pensa nisso. Não tenho temperamento para isso. Daí ele me diz: "mas que coisa vazia não ter um grande sonho".
Eu não tenho, dá licença? E a minha vida está tão longe de VAZIA, meu coração está tão longe do abandono, meu caminho está tão longe do deserto...
Eu invejo quem tem grandes ambições. Juro. Porque toda vez que eu parei pra pensar no que queria da vida, tive uma dificuldade gigantesca para me responder. As palavras não aprecem. As imagens ficam embaçadas. Eu quero tudo e não quero nada. Acho que quero viver e ser feliz.

Eu sempre me juntei a pessoas com grandes ambições e ajudei a planejar e alcançar cada um de seus objetivos. E a quem não tinha uma ambição eu apresentei uma. Sou boa nisso. Quem sabe esta seja a minha missão por aqui?
Quando eu era uma namoradeira inveterada, minha mãe conhecia um namorado meu e dizia sempre a mesma frase: "Lá vai ela...transformar um ninguém em um grande homem para depois ir embora." Era isso mesmo. Sempre foi isso mesmo. Colocar coisas no mapa. Colocar pessoas na lista. Instalar lâmpadas e lanternas para que tudo seja finalmente enxergado. Depois, tirava "as rodinhas da bicicleta" e deixava a criatura viajar sozinha.
Isso não faz de mim nada especial. Isso eu faço sem querer, fácil, com o pé nas costas. E talvez eu tenha vindo ao mundo pra fazer só esse tipo de bobagem.
Deus perguntou: "E aí? O que vai ser? Ser grande, ou estar por trás dos grandes?"
Hm...essa imagem me tranquiliza. hahaha.
Esta semana ouvi de uma alma amargurada: "o que é você? Algum tipo de anjo que aparece quando a gente precisa?" Será? Só porque eu vejo melhor a sua dor e a solução para ela do que veria a minha própria? Só porque eu sou metida e não tenho papas na língua? Só porque você estava triste e eu resolvi falar com você? Não sei. Talvez eu esteja aqui para isso. Eu, tão confusa e atrapalhada, sou capaz de tirar pessoas do limbo, de trazer de volta à vida quem estava desistindo. Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço, é o lema. Se você fizer o que eu faço, vai entrar num buraco, porque eu nunca faço nada muito certo. Mas se ouvir as minhas palavras, vai sair desse seu buraco negro. Vem cá. Põe a mão aqui e pode roubar a minha energia porque ela deve estar aqui pra você.
Mas e os meus próprios sonhos? E meu goal in life? Cadê?
Passei a vida deixando que ela me levasse. A primeira vez que fui invadida e ferida gravemente, foi por um chefe que me disse: "Você tem que querer ser a melhor. Não existe nada abaixo dos melhores." Ai! Cala a boca! Eu nunca pensei nisso, nem sei como é tentar isso. Eu tinha 18 anos e era tão feliz! Com que direito chega um cara amargurado com mais de 30 e me diz um barbaridade dessas?
Treze anos depois casei com essa pessoa que anseia ser o melhor; e vem conseguindo a cada dia superar os melhores de uma maneira quase avasssaladora. E ele me diz: "você tem que lutar para ser a melhor."
Ai...eu sou! Eu sou a melhor mulher que você poderia ter. A melhor mãe que meus filhos poderiam sonhar. A melhor amiga que alguém pode ter. A melhor filha. A melhor conselheira. A melhor patroa. Faço o melhor empadão de camarão que você já comeu. Sou a melhor partner in crime que você jamais sonhou. A melhor crítica do seu trabalho que só faz melhorar. O melhor papo da madrugada no msn. A melhor namorada. A melhor enfermeira. A melhor realizadora dos seus sonhos. A melhor platéia dos seus feitos. O melhor apoio nas horas complicadas. A melhor roteirista dos seus passos. A melhor presença...chega?
A vida sempre me levou, apresentando as alternativas e os caminhos nas horas exatas. A vida sempre me presenteou com surpresas não planejadas. A vida sempre me premiou com a capacidade de enxergar o caminho, milhas além de qualquer um.
Eu não preciso ter um sonho. Eu passo a vida sonhando. Acordada. Do not disturb!

.

7 comentários:

Alice Salles disse...

Mercedes...
Você é a melhor Mercedes que poderia existir e que poderia me fazer visitar UM BLOG (que não seja o meu própriozinho) todos os dias da minha vida... sinto-lhe dizer, mas essa tarefa era algo QUASE impossível. Até você aparecer...
Sei pelo que leio aqui que o goal in life às vezes é coisa pra quem tem que se superar, e você talvez não precise... tem tanto aí no peito e tem consciência disso, por isso sai pelo mundo criando castelos... seus sonhos vivem por aí, você tem muitos already, don´t worry! Your goal is our happiness...
Kisses, kisses

Flavia Melissa disse...

mercedes maria da silva sauro, olha, espera um pouco, veja bem, é que... escuta aqui, como assim?

le choquê tombê total!!! juro, wordless!

ai!, que hj vc me deu o melhor presente que alguém poderia ter me dado: me mostrou que eu não sou a única a não ter um grande objetivo ou ambição na vida, e que não tem nada de errado nisso! caracoles despenteados, sempre me senti anormal, quase um ET a espera do resgate da nave mãe, mas graças a Deeeeeeeeus...

encontrei outra ETzinha!!! outro buda amithaba cuja função é distribuir lamparinas aos ceguinhos que se aproximam, dizem por aí que escolhi bem a psicologia pq é uma das únicas coisas nas quais sou boa de verdade.

apontar caminhos, enquanto o buraco escuro fica cada vez mais escuro, mais escuro que todos os buracos escuros do planeta dos buracos escuros, mais escuro até do que o mais escuro dos buracos da galáxia dos buracos escuros, e se eu deixar a prolixidade rolar solta aqui a gente se transforma no buraco escuro, olha só, que tal buraco negro? que de tão denso atrai toda a matéria prá ele?

fazendo minhas as palavras de uma moça aí, que escreveu bem assim no meu blog outro dia:

papai do céu faz a gente em lotes, tudo do mesmo saco, e se por acaso a gente se separar mais cedo ou mais tarde todo mundo se acha... era mais ou menos isso, era não?

ai!, que cada vez mais amo, adoro e venero!

bj ET ;)

Flavia Melissa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Minha única ambição na vida é ser feliz!!
Doa a quem doer...Sim...voce é a melhor!!!
Beijoooo

Marcos Freitas disse...

...


: )


: *

Alice Salles disse...

"Ele EXISTE e deixou uma marca gigante na história da música com um estilo que é mais do que uma assinatura.
Adoro! Adoro até a cara de anão de filme de fantasia dele."
PERFECT!
Concordo e não poderia ter falado melhor....
simplesmente perfect!

L. disse...

Ei figura,
que texto é este?!
Fantástico, muito bem elaborado. Curti!
Leo (http://ateliedopensamento.zip.net/)