sábado, fevereiro 10, 2007

Pessimismo?

Como eu sou feliz! Meu computador novo recusa-se a abrir o Power Point.
Não é uma glória? Agora eu não preciso mais abrir nenhum arquivo PPS. Na verdade eu já não abria, mas às vezes chega um ou outro de alguém que eu ainda considero, então eu me arrisco...
Agora nem isso! Se eu não resistir à terrível tentação de descobrir se aquela pessoa que eu ainda julgava esperta, finalmente se rendeu à miséria intelectual, meu computador me lembra: "Esquece, Mercedes, mais um caso perdido." E fecha o power point antes de eu saber do que se trata o slideshow breguinha!
Isso sim é a tecnologia usada para própria proteção.
Na verdade acho que os governos deviam se preocupar mais com a miséria intelectual. Veja bem: a Rede Globo está fazendo um melodrama com essa coisa de estipular conteúdos para cada horário e colocar um aviso de recomendado ou não para tal idade, na programação. Oh!... estão falando até em volta da censura. Neste caso eu discordo. Isto é uma volta AO BOM SENSO.
A Globo acha que é responsabilidade dos pais tirarem as criancinhas da sala se a Thelminha for transar com o George antes das 10 da noite. Sim....sim...vamos lá! Todos os pais, tranquem seus filhos no quarto ou aluguem um DVD! Assine TV a cabo! Principalmente se você mora na favela, num barraco de dois cômodos, e ganha trezentos e cinquenta reais por mês. É claro que se essa é a sua condição, você mora no trabalho de segunda a sexta. Então não esqueça de avisar à sua filha mais velha, de 11 anos, que cuida dos seus outros 3 filhos durante a semana, que ela precisa passar na Blockbuster e alugar uns desenhos!
Mesmo tão longe da favela, eu me pergunto se essa liberdade de ver qualquer meleca a qualquer hora, em qualquer idade, não fez das minhas companheiras mandadeiras de arquivo power point essa coisa de mal gosto que elas são hoje.
Sem falar do resto da população que nem teve acesso a nada mais ou menos melhorzinho!
Acho super apropriado que uma menina de 10 anos dance como as loiras do É o Tchan, você não acha? Acho que o figurino do Calypso é tudo o que uma menina de 8 devia querer usar. Acho também super interessante que as 8 da noite, a Luciana Gimenez intreviste a menina de 16 anos que ganhou uma Ferrari do "amigo de 60" e não querem deixar posar pra Sexy. Acho lindo o marido trair a mulher na novela das sete... Que que tem??
Que puritanismo é esse? Quem nunca viu um peito? Quem aos 9 anos não sabe que os casais fazem sexo? Quem não sabe que é normal o patrão estuprar a filha da empregada? Você acha que faz mal isso? Claro que não...
Meu deus! Ta tudo virado...as pessoas perderam a ética, as crianças sabem mais do que precisam ou do que tinham curiosidade de saber, o mal gosto reina absoluto, a ignorância domina a população!
Ai ai ai...se depois da ditadura a gente não tivesse confundido controle com censura, talvez o mal gosto não imperasse hoje no país. Talvez o presidente soubesse falar e não achasse que a América Latina inteira vai de Ushuaia à Patagônia....e talvez o povo escutasse o discurso e visse que ele estava errado, porque o povo saberia que Ushuaia É na Patagônia! Talvez ninguém estivesse conformado com a violência nas cidades. Talvez a polícia fosse mais honesta. Talvez as pessoas que hoje estão com 20 anos tivessem mais noção de certo e errado, tivessem mais cultura...talvez o sensacionalismo não fosse a mola mestra da mídia no Brasil! Talvez a gente não se acostumasse à miséria, não fosse tão indiferente, soubesse ainda gritar.

Sei la...será que eu sou antiquada? Será que o padrão nacional é alto e eu que sou metida a besta? Será que a programação da tarde na TV é mesmo o reflexo do país em que vivo? Pera...deixa eu lembrar: quem vê televisão à tarde mesmo? As mulheres que ficam em casa, né? Copiam receitas, ouvem fofocas sobre celebridades, aprendem artezanato, ouvem psicólogos "de porta de emissora" dando pitaco sobre o comportamento do marido que bate na mulher, e outros assuntos super esclarecedores...Hm...acho que está explicado. Sim sim, senhoras e senhores, a programação da tarde é sim o reflexo das mulheres do meu país...
Vou sugerir ao governo que além das legendas que está pretendendo colocar na programação -- recomendado para maiores de 13, maiores de 16, etc -- que coloquem um letreiro gigante assim: "O ministério da cultura adverte: este programa pode causar burrice e breguice irreversíveis".

Bom domingo. Tentem evitar o Gugu.

17 comentários:

Anônimo disse...

Podem falar o que quiserem...mas não assisto televisão!!!
Novela, acho um lixo.
Jornal me deixa deprimida, quando não falam só de desgraça, está lá o presidente "meus companheiros", meus companheiros o caralho!!!
Programa de viado fofoqueiro eu não suporto, eu lá quero saber o que as pessoas fazem da vida delas????Não, não quero!!!
Prefiro ficar no meu mundinho, onde Clark Kent tenta salvar o mundo da maldade de Lex Luthor.
Engraçado voce falar sobre isso...ontem chamei meus pais pra almoçar em casa.Tá...vou fazer carne com pimenta.Ok!!Estavamos todos almoçando e eles reclamando que a carne estava apimentada.Mas gente...eu disse que era carne com pimenta!!!
Depois da sobremesa, o assunto era Big Brother.AlôôÔÔ...eu não assisto Big Brother!!!Até meus cachorros sabem que eu não assisto isso.Conversa inútil!!!
Beijooo

Anônimo disse...

Ok ok...eu confesso o inconfessáve. EU VEJO BIG BROTHER! hahaha. E me divirto muito!

Não se pode ser perfeita.



Beijo

Marcos Freitas disse...

1- não vejo mais tv já há tanto tempo que não sei os nomes das celebridades, nem das antigas, ...já esqueci ahahahahah
2- isso criou uma espécie de "imunidade" e "alergia" que simplesmente me impedem de continuar diante de uma telinha que eventualmente apareça diante de mim
3- diálogo:
(eu "de bike", abrigado sob uma marquise, esperando uma chuva passar)
-"que adianta ter 50 milhões e uma vagabunda te matar, né?
-"ahn?"
-"o milionário lá... que foi assassinado..."
-"cara, eu não sei do que vc está falando!"
-"porra! como não sabe??? ahh, você é estrangeiro?"
-"não, sou bem brasileiro"
-"então do resultado do jogo vc sabe?"
-"meu, tô por fora disso também"
-"cê é brasileiro porra nenhuma!!!"
-"..."

beijos
p.s. saudadona de papear contigo

Marcos Freitas disse...

aahhhh! ...e gugu, num dá pra ver nem se se estiver escrevendo uma tese e estudando comunicação de massa pro doutorado AHAHAHAHAH in-tra-gá-vel
...dá náuseas em poucos segundos!!!

Anônimo disse...

HAHAHAHAHAHAHAH!
Adorei! hahahahaha!

Flavia Melissa disse...

me, como assim? fastolf segundo marquito é di, e di segundo mercedes é... filho de mercedes? e quem somos nós? de onde viemos e para onde vamos? onde flavia & melissa se encaixam nisso tudo?

ai!, que legaaaaaaaaal! todo mundo se conhece, cada um na sua mas com alguma coisa em comum (até a genética!)! iupi!

menina, sobre meu post, flavia & melissa as vezes se juntam, às vezes se separam, e ai!, que ultimamente andam brigando horrores. uma quer olhos azuis, outra quer os castanhos. e eu, que vejo tudo isso de cima, fiquei le choquè tombè ao me dar conta de que olhos azuis são, na verdade, castanhos, e que os castanhos sempre foram verdes. essas meninas tão surtando!

sobre seu pots: ai!, que não suporto televisão. nem big brother - a não ser versões espanholas ou holandesas, com todo mundo surtado andando pelado pela sala que aí é engraçado demais. em compensação, sou completamente pirada por discovery, axn me consome, não vivo sem the contender e american next top model, morro por people & arts e assisto qualquer porcaria de filme que esteja passando pela telinha. vícios!

gugu, faustão, gimenez e aquele estlista medonho ladrão de vasos em cemitério... não dááááá, fáfavô, sai daquiiiiiiiii horrores!

Flavia Melissa disse...

e dei uma de marquito hoje de manhã: por acaso vc ouviu falar de uma criança que foi arrastada pela rua enquanto ladrões roubavam o carro da mãe que tentou tirar o menino de dentro e não conseguiu?

pois é menina. aqui no escritório tá todo mundo usando preto, porque ontem no fantástico glória camargo e zeca maria disseram que seria suuuper o brasil usar luto. eu não sabia, e to vaporosa horrores de vestidinho florido.

da próxima vez alguém me avisa?

Flavia Melissa disse...

então fáfávô?

manda seu filho voltar a escrever no blog! em nome de nossa senhora do milkshake de ovomaltine do bob´s, porque se tem uma coisa que é injusta é você se apaixonar por um blog recém-descoberto, passar a tarde lendo todos os posts de todos os arquivos e só depois perceber que a última postagem é de outubro do ano passado!

deu até gastura!

Anônimo disse...

Hahahahahah!
Eu também não vi o Fantástico. Mas to de preto porque treinei e só tenho roupa de ginástica preta...e sou uma preguiçosa que ainda não toou banho!

Mas a história do menino é o cúmulo! Coitada dessa familia. Essa nova raça que vem sendo criada, sem ética, sem moral, sem critério e sem coração é o que me preocupa no Brasil...Eles são muitos. Estão em maioria. E se nada for feito (se é que ainda dá tempo), nós vamos ficar em desvantagem amanhã depois do almoço. Vai ser terra de ninguém. Eu já é?

Fernanda S. disse...

Olá, Mercedes... me apresentando: sou amiga da Flávia e da Melissa! Como sou uma "fuçadora" nata, acabei parando aquie que agradável surpresa... uma delícia ler seu blog...
Mas, enfim, uma vez, tive um professor de Tupi que dizia não assistir TV há mais de dez anos... e ele não estava brincando mesmo! Agora vejo que ele tinha lá suas razões, pois realmente a televisão brasileira está cada vez pior... aliás, acho que não somente ela, mas a educação em si, está caindo aos pedaços. Talvez se a mente das pessoas fosse melhor trabalhada durante seu período escolar e, quanto a isso, quero dizer dentro e fora da escola, elas próprias não aceitariam esse tipo de lixo cultural, e rejeitariam todo tipo de coisa suja da TV... no entanto, os programas são viciantes.. eu mesma que detesto o manipulador BBB acabo assistindo as vezes e me divertindo... que coisa mais chata, viu! Confesso que mtas vezes, eu caio nas armadilhas das redes... hehehhe
Oh, God!

Anônimo disse...

Eu caio meio fácil.
Mas jamais pensei em cair como caí em 24 Horas!
Jack Bauer é o meu fraco! Não posso mais viver sem ele.

Anônimo disse...

24 horas em abril na Fox!!!OBAAAAAAA!!
Mêêê...minha mãe "só" fala de BBB e outros programas que nem vou citar!!HAHAHAHAHAHAHAHAHHAHAHAA

Anônimo disse...

Ma, que tal apresentar a sua mãe pra minha sogra?
Ela também tem o dom de entender tudo errado, além de escolher a programação errada!


Mas não fala mal do BBB que eu adoro o Alemão! hhahahhaha

Anônimo disse...

Você e 32 milhões dos 42 mi que votaram no paredão de ontem contra o outro cara. E o Alemão continua...

Bju

Anônimo disse...

Ou!!
Pq o coment foi anônimo???
Weird!!

:*

aboutliv disse...

fiz faculdade de radio e tv
que vergonha!

Anônimo disse...

Não entendi a vergonha.
Eu fui RTVC de agência de propaganda por 6 anos. Não to vendo vergonha nisso.
Vergonha ser responsável pela programação de uma TV de grande audiência e não tentar fazer algo de bom.