terça-feira, maio 20, 2008

O Bem de Todos

Então alguém inventou o bem e o mau.
Tudo aquilo que causa dor, faz sofrer, interfere nos planos alheios, traz revolta, é o mau. Tudo aquilo que faz bem, une os homens, traz tranquilidade ou alívio, é o bem.
Hm…espera…não é bem assim. Quem inventou o bem e o mau inventou também a punição. Mas a punição causa dor, interfere nos planos alheios, muitas vezes traz revolta e sempre faz sofrer. Mas não é o mau? Não entendi.
Outras coisas trazem prazer, alívio das aflições, uma sensação infinita de alegria e realização mas não são o bem. Sei...Não entendi.

Então, para ser entendido, quem inventou o bem e o mau inventou a expressão “para o bem de todos”, o famoso “greater good”, o bem maior. Aí colocou a punição, a privação e o sacrifício nesta lista. Ah…agora entendi. É assim: eu faço alguma coisa que alguém não gosta, aí eu sou punida para o bem de todos. Ah…sei. Ou o Bush sai por aí “libertando” países da ditadura, e matando civis e inocentes -- inclusive seus próprios soldados que não passam de crianças --, fazendo o mau “for the greated good”. Nossa! Incrível…muita coisa é chamada de “o bem de todos” hoje em dia...só queria saber TODOS QUEM, CARA PÁLIDA?

Então, eu sou deus e vou contar pra todo mundo o que é o bem e o que é o mau.
Well…o mau é fazer o mau com a desculpa do “greater good”. Leia-se invadir o países falidos, querer o petróleo alheio, matar em nome de deus, julgar em nome de Jesus, matar legítima defesa da honra, segregar em nome de qualquer coisa que seja, jogar lixo nos rios para limpar sua própria casinha e danem-se os próximos que precisarem de água limpa, matar por dinheiro e não por sobrevivência (seja gente, árvore, animal, ou bandido – que não é nenhuma dessas coisas), invadir a privacidade das pessoas com a desculpa da segurança, inventar terroristas para vender armas, roubar dinheiro de quem precisa ou não, torturar física ou psicologicamente, levar uma vida idiota, se aproveitar da ignorância alheia…blablablabla e muitas outras coisas que não tem como enumerar a não ser que eu reescreva os mandamentos.

Querer não é mau. Mau é tirar. Egoísmo não é mau. Mau é egocentrismo e egotrip. Desejar não é mau. Mau é invejar e desdenhar. Sexo não é mau. Mau é sexo à força, sexo para degradação, sexo para exercer poder (ver egotrip, inveja, desdém). Prazer não é mau. Mau é ter prazer com as coisas acima.

E o bem…ah o bem é tudo o que você faz de bom pra você e pra quem o cerca, sem esquecer que doar é um ato de generosidade e não de mutilação. Tirar de você para doar ao outro não é bondade; é burrice. Dividir é fazer o bem, e só se divide o que é divisível. Roubar, invadir, tirar, extorquir, mesmo que para o bem dos seus, não é o bem. O bem é realizar e conquistar. Almejar, desejar, sonhar, lutar pelo que almeja, não quer dizer que você seja um ambicioso louco ou egoísta, quer dizer que você está vivo. Viver recluso, afastado dos seus, em penitência e oração ou seja lá o que for, não é bondade, é egotrip. A quem afinal este “santo homem” está trazendo algum bem? Está produzindo? Está ajudando? Está ao menos prezando a vida e a família que recebeu de graça? Nada! Está achando que seu isolamento pode salvar o mundo. Egotrip!

E assim eu, que não sou nenhum deus, e assim como ele não inventei os conceitos que tentamos obedecer, cresci e vi meus mitos despencando. Cresci e vi que coisas que aprendi que foram feitas para o bem de todos tinham fundo político e/ou financeiro e eram, na verdade, para o bem de poucos. Descobri que os santos de plantão tinham uma história escusa. Descobri que a História do mundo é a deturpação do conceito de bem e mau. Que verdadeiros heróis não venceram, que heróis oficiais eram maus…e ai ai ai senhoras e senhores, esse nosso mundo é uma zona!
Aí volto àquela minha primeira idéia de que revolução se faz em casa, assim como o bem. É aqui que se planta o bem. Aqui bem pertinho. E se todo mundo fizer a coisa certa ali dentro dos seus 10 metros quadrados de existência, talvez a gente venha a conhecer um dia o que é realmente o “bem de todos”.


(hoje é dia sim)

2 comentários:

Anônimo disse...

concordo plenamente!
temos que comecar em casa a mostrar que o mundo e uma extensao macro do nosso micro cosmo...
ai, to hippie hoje!

alice

Flavia Melissa disse...

Wow!
Sem comentários, não tem nem o que dizer.
Então, para o bem de todos, vamos almoçar?

Amo!