domingo, novembro 22, 2009

E lá se foi a verdade...


Essa semana eu descobri uma coisa incrível: a palavra testemunho, em inglês testimonial, vem da Roma antiga, quando, ao jurar dizer a verdade, somente a verdade, nada mais que a verdade, era tradição que os homens colocassem a mão direita sobre os testículos.
Certo. Faz todo sentido!
Você arriscaria perder os próprios testículos por uma mentira? Claro que não. Ao menos eu não, se fosse homem.
Então, o que valia na Roma antiga? Qual o "objeto sagrado" sob a qual ninguém ousaria jurar em falso? A HOMBRIDADE. Um homem tem de ter culhões para honrar sua palavra...e assim deveria ser até hoje.
Mas aí chegou o imperador Constantino e sua fome de poder e manipulação (ai ai ai como eu tenho uma birra com essa criatura) e criou a Igreja Católica Apostólica Romana. Aí ele mudou uma datazinha aqui, outra ali...depois queimou alguns livrinhos, inventou umas historinhas, adicionou a ressurreição em alguns evangelhos...there you go: Habemos Bíblia.

Eu não faço a menor idéia de quando começamos a jurar com a mão na Bíblia e nem por que razão estranha isso garantiria que alguém fosse verdadeiro sobre os fatos, mas não é preciso ser brilhante para afirmar que foi uma invenção do mundo ocidental, pós 1.600; depois de a Espanha decidir, em acordo com o clero e alguns reis da Europa, que todos nós teríamos que acreditar num único Deus e em seu filho Jesus Cristo, mesmo que fôssemos índios, esquimós ou aborígenes, do contrários seríamos "purificados" e essa purificação, com toda certeza, seria um tanto forte e acabaríamos mortos. Bacana. Eram tão legais esses espanhóis, que D. Fernando, Rei de Espanha, inventor da Santa Inquisição - e da obrigatoriedade de ser cristão - virou santo. Não é incrível? O cara manda matar meio mundo, caça judeus e muçulmanos, acusa todo "infiel" de ser feiticeiro e ter parte com o demônio, queima todo mundo em praça pública...e é santo. Adoro a história da Igreja Católica...acho incrível que alguém ainda....bom...esquece.

Voltemos ao que interessa. O fato é que alguém em algum momento decidiu que - perdoe a expressão - suas bolas não são algo tão sagrado, então é melhor jurar sobre a bíblia. Pensando bem, é mais fácil. Deus está tão longe...capaz de nem dar tempo dele perceber que você mente.
E eu acho, do fundo da minha já conhecida revolta, que deveríamos fazer os homens voltarem a colocar a mão direita sobre seus preciosos saquinhos para jurar alguma coisa. "Eu, como homem que sou, juro que..." E nós mulheres? Nós juraríamos sobre o ventre - que protege nossos filhos, acolhe nossos homens, cria nossa força. E não vem discordar não, porque o seu cérebro não funciona direito quando seu homem a abandona, seu filho adoece, ou você está morrendo de cólica. Você não pode jurar com a mão na cabeça, porque quando você está de TPM, sua cabeça é a oficina do diabo. E quando você estiver na menopausa vai dar umas piradas sem precedentes. Então fim! Põe a mão direita na barriga e jura que não vai postar comentário de feminista rancorosa!

É isso, senhoras e senhores. Quero voltar aos tempos em que a Hombridade era mais importante do que qualquer instituição. Quero ver nossos políticos todos enfileirados no dia da posse, como uma grande barreira na frente do gol, jurando agir decentemente e cuidar dos interesses do povo que os elegeu.

Tenho dito!






13 comentários:

heller disse...

bom q tb nao procriariam né, aí se "mau caratismo" vem nos genes, poupa futuras gerações de picaretas..

Alice Salles disse...

é. os valores tão todos trocados, não só as bolas * piada infame!

Mercedes disse...

Hahahaha! Piada óteeeema Alice! Jezuis!

Pedro Rocha disse...

Agora imagina um político jurando com a mão naquilo ou aquilo na mão, como preferir. Hahahahaha! Patético?! Imagina. Engraçadíssimo! Revoltas a parte, você é... assim... Brilhante?

Marcos Freitas disse...

omfb!!! ahahahha

Thuya disse...

Adorei seu blog. Estava pesquisando sobre o filme de Carlos Saura. Cría Cuervos (1975).
Eu vou te seguir, pra onde você vá.
Beijo Thuya

Lee Swain disse...

Se político jurasse com a mão no saco, o que ia ter de capado não é brincadeira, rsrs...

Anônimo disse...

cade meu p0st?????????????

Anônimo disse...

Fiquei 2 horar comentando e ai foi pro espaco?Quiero dizer a verdae na cara dessa pessoa@!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Quero meu comentario ja aqui pq agora quero as palavras que eram e agora nao me lembro!

Mercedes disse...

Anônimo querido

Eu não sei do seu post. Este blog é um lugar livre onde comentários nao são moderados ou deletados. Deve ter havido algum problema com o seu computador ou com o Blogger.

Você pode dizer a verdade na minha cara quando quiser. Até porque provavelmente a sua verdade não é a minha. Mas por favor ASSINE. A verdade dita na cara PRECISA de uma cara.

Bom dia.

Dom Goelzer disse...

Parabéns Mercedes! Nunca havia lido um texto seu e achei impressionante como discorre de modo descontraído e inteligente temas de interesse geral. Virei seu leitor assíduo!! =)

Anônimo disse...

Descobri seu bog a pouco. Gostei muito, virei sua fã rs. E achei este post... Legal, tem toda rasão sobre o ventre! Mas quanto a Deus... Talves falte informação... Acha mesmo q talves ele não pegue uma mentira sua?? Ele te fez... Sabe tuudo sobre vc... O q passou e o q ainda está por vir... E quer ser seu amigo... Ponha a prova Sua existencia e verá. Uma dica q dou é: Fale com Ele, converse, se abra como um amigo ao seu lado. Vai se surpreender! Bjs Amanda (amandaos87@yahoo.com.br)