sexta-feira, novembro 14, 2008

Eu mereço!


Foi feita uma pesquisa na Inglaterra ano passado que constatou que entre as coisas mais chatas do mundo estão: 1. Telemarketing 2. James Blunt, nessa ordem. Eu estou pensando seriamente em ligar pra quem fez essa pesquisa pra dizer que eu concordo, mas até jogaria o James (You're Beautiful, Same Mistake, clipe chato, voz insuportável, música enlouquecedoramente repetitiva) para terceiro lugar só pra poder incluir corretor de imóveis. Como diria Cersibon: "Meldels!!", que saco!
Funciona assim: um dia você e seu marido se olham e dizem um para o outro.
- Será que não era bom a gente dar uma olhada numas casas ou nuns terrenos pra comprar?
- É...talvez...

Eles escutam! Juro! Eles escutam pensamento. Escutam o mais remoto desejo que possa passar pela sua cabeça quando você vê uma casa bonitinha..."assim é legal". Ferrou! Não estamos sozinhos!! Em no máximo um dia o seu telefone começa a tocar. Aquele primeiro corretor que te mostrou uma casa para alugar há seis anos, lembra da sua existência. Aquela outra que jura que é tua amiga...mas amiga AMIGA, de ir junto no banheiro e segurar a sua bolsa...de pedir O.B. emprestado no meio da festa...essa também surge das cinzas e não para de ligar.

Mas até aí tudo bem, já que você queria mesmo ver uma casa. O problema não é nem esse. O problema é que você diz que tem, por exemplo, 100 reais para comprar uma casa. Ótimo...eles ouviram, eles anotaram, eles entenderam, mas misteriosamente eles só te levam para ver casa de 200. Deve ser um truque de psicologia alá Lair Ribeiro, para você ir para casa arrasado se achando a criatura mais pobre do mundo, pedir pelo amor de deus pro corretor te ajudar a encontrar algo que você possa pagar, e a partir daí aceitar qualquer coisa. Tipo hospital sabe? Um velho amigo dizia que quando você entra no hospital, a primeira coisa que fazem é uma lavagem intestinal, assim você perde completamente o amor próprio e depois disso permite tudo.
Fora o truque da casa que não é para o seu bico -- que na verdade na verdade é porque eles acham que você tem mais, mas não quer contar -- eles nunca levam você para ver uma ou duas casas. São cinco, seis, e a maioria está ocupada, o que faz com que a visita seja mais longa, uma conversinha aqui...uma explicação ali... "Esse dormitório pode virar suíte se você quebrar essa parede, mas meu marido não quis, porque a mãe dele blablabalbla..." "Só um cafezinho..." No fim do dia você está podre, não sabe mais que casa era qual, qual custava quanto, e se ouvir o telefone tocar vai defenestrar o coitadinho com medo que seja outro corretor. Sabe aquela sensação esquisita de estar numa excursão com 35 secretárias executivas que usam perfume doce de manhã? Você se vê ali no ônibus, escuta o assunto delas, vê a tralharada que elas compraram e pensa "Jesus, eu quero morrer!"? É bem assim.
Mais ainda tem o Blablabla: a casa é bonitinha...mas é cheia de mármore bem brega, você chega na sala e a primeira coisa que vê é um muro de 20 metros no fundo do quintal, o andar de cima parece um apartamento, os banheiros são ridículos de tão pretenciosos, e ela custa aquele seu dinheiro vezes três.
- WHAAAT? Por que?
- É no condomínio X...!
- Espera...é no condomínio X! Isso quer dizer terrenos pequenos, não tem como abrir uma janela sem dar de cara com alguém que não mora com você. Hello?
E se a casa é no condomíno Y, a desculpa para o preço varia: "Mas esse condomínio está na moda! Até o (espaço reservado para nome de celebridade brega) mora aqui!!" Mas quando você fala que viu uma casa boa no condomínio Y e estão te empurrando aquela do X, a história vira:
-"Você não quer morar no condomínio Y! Aquilo tá super desvalorizado..."


Blablablabla.
E o incrível é o mal gosto latejante! Eu avisei! Há 15 anos, quando eu disse que essa história de espalhar o axé por aí, achar que a brasilidade está "na boquinha da garrafa", e que Funk carioca é uma manifestação musical válida...eu avisei! Eu disse que assim que a Viviane Araújo e a Carla Peres ganhassem um Jaguar, a classe média ia usar calça branca. Eu avisei! Pois tá aí...usa. Usa calça branca e mármore na sala, no banheiro, na cozinha, na churrasqueira (oops! espaço gourmet)! Muito mármore, colunas na fachada, muito corrimão dourado pra "orná" com o mármore...Aí o corretor diz "olha o acabamento dessa casa!" e eu penso "a pessoa gastou uma fortuna pra encher isso aqui de coisas que eu vou tirar. Se não fosse isso, dava pra comprar a casa por "dez real", parcelado em 48 meses e tava tudo lindo".

Moral da história: se um dia eu quis matar todos os atendentes de suporte técnico, hoje eu viro a minha mira para os corretores de imóveis. De todos os que falaram comigo, só um foi honesto, competente, direto, claro e não me fez olhar em volta para ver se eu não tava numa concessionária picareta de carro usado. Para minha surpresa, não usava gravata nem perfume doce. Era uma pessoa com cara de quem trabalha, roupa de quem dá duro, e o carro todo ferrado. Morte a todos os outros!

Bom fim de semana.

14 comentários:

Alice Salles disse...

hahahha avisou mas quem ouviu!?aff... eu não tive que passar por nada disso com corretor de imovel nenhum nunca na vida, e agora que eu li esse post não vou querer nunca mais!

Edson Perin disse...

Isso quer dizer que daqui a pouco vou voltar pra São Paulo pra visitar a casa nova? Gostei...
Paciência na busca...bjo

Anônimo disse...

Mano, um dia, um dia!
Alice..."nunca" não existe!

Beijos

Me

Anônimo disse...

Mercedes, pensa assim: construir com o Claudio seria muito pior!
Hehehehehe, já pensou? Ele cheio de referências, querendo explicar pro mestre de obras cada detalhe da janela por onde deve entrar a luz e bla bla bla?
Aproveita que vc achou um corretor bom e se abraça nele!
bj

MgMyself disse...

Rafa,

O pior é que a gente não ta comprando e nem quer comprar agora. A gente tá vendo, pra saber o que custa, como faz, etc. Imagina na hora de comprar!


Me

Pedro Rocha disse...

Viu! Pelo menos os Operadores da Assistência Técnica HP não liam pensamento. Vai vendo...

;)

MgMyself disse...

Rocha,

HAHAHAAHHAHAHA!!! Não ouviam? Não sei...eles tinham nome de espião russo, lembra?

Clélia Fagundes disse...

e pensar que já estava vendo o carro arrumado....o ipva pago....o semestre da faculdade pago.....que doideira é essa vida de corretor de imóveis......bjs

Anônimo disse...

carai me! eu to rolando de rir com a excursão das secretarias executivas e a primeira coisa no hospital é a lavagem intestinal hahhahahahhahahahhahahahhahahahhahahahha
eu lembro qd eu era bem pequena q meu pai foi comprar um apto pra minha mae, aí eu fui ver os dois finais, e um tava ocupado e o outro nao e eu nao queria q fosse o ocupado pq teria q expulsar as pessoas ou morar com elas... hehehhe cabecinha...

Anônimo disse...

Aqui onde eu moro é cheio de "celebridades B". O corretor se inflou todo pra contar que o vizinho de muro era O Giovane, parecia uma pavão de tanto orgulho. Minha mãe ficou faceira achando que era o jogador de vôlei. Em vez disso, era Giovane do Gian - Gian & Giovane.

Bom, se você quiser mesmo comprar ou alugar uma casa eu sugiro que você fotografe os imóveis dê nota de 1 a 10 nos defeitos e qualidades mais relevantes. Parece exagero, mas depois de ver um monte de lixo vai ficando difícil lembrar de tudo e comparar grandezas distintas como fedor do tietê com vizinho pagodeiro, fachada laranja contra móveis embutidos em alto brilho e etc.
É um verdadeiro exercício de paciência, mas a idéia é que no final valha a pena, né?

Anônimo disse...

Hahhaha!

Alana, tudo indica que somos vizinhas! Sei bem do que você ta falando. :)

Beijos

Anônimo disse...

Coitado do corretor.....vcs sabiam que cada negócio é um sonho realizado? às vezes o coitdado nem tem onde morar direito e ao ver uma venda pra um cliente chega a chorar.....de tanta felicidade pela realização.....do cliente....

Clélia Fagundes disse...

consertei o carro....ta zerado.....afiiii.....já nao era sem tempo.........

Clélia Fagundes disse...

to em estado de graça.....semestre da faculdade pago (né???)....e pra ajudar virei minha propira costureira......crio minha moda e eu mesma faço........rudo isso depois que conheci uma certa figura.....rsrsrs